Roteiro para visitar os Castelos do vale da LOIRE


La vallée de la Loire, ou o vale do rio Loire, é uma região localizada há 2 horas de carro de Paris. São 72 monumentos históricos classificados pela UNESCO no patrimônio mundial, além de muitos outros castelos que não constam da lista e merecem a pena serem visitados.

É a minha região favorita da França : bons vinhos (região de Touraine sobretudo), boa comida (muitos restaurantes gastronômicos com menus regionais com preços acessíveis) e belas paisagens.

Podemos localizar ao longo do rio  6 grandes cidades que podem determinar o ritmo e as escolhas da viagem. Vou propor trajetos e visitas de acordo com minha experiência.

BLOIS, entre Tours e Orléans, tem pelo menos 4 castelos que devem ser visitados:

1 - CHAMBORD (http://www.chambord.org) , o suprassumo do renascimento, construído por François I,  um  dos castelos mais visitados. É de uma imponência e arquitetura ímpares, o interior não é tão atraente, pois o exterior é deslumbrante. A visita vale a pena. Os jardins e a floresta não são dos mais bonitos, mas sem dúvida, se tiverem tempo, passear é uma boa opção! Ele foi concebido como um local de caça (até hoje o pessoal vai assassinar javalis e veados por lá), mas com medidas desmedidas! 156m de largura, 77 escadas, 282 chaminés, 426 quartos. O rei só ficou nesse castelo 72 dias nos seus 32 anos de reinado! Ele nem vê o castelo totalmente pronto, cabe a seu filho, Henri II, e à Luís XIV o trabalho final que conhecemos hoje.




2  2 - CHEVERNY, há apenas 10 min de Chambord, conhecido como o castelo do Tim Tim, pois um dos episódios ocorreu por lá. Muito boa a visita, pois o castelo é menor e mais intimista. Foi um dos primeiros castelos privados a abrir para o grande público em 1922.  Há 6 séculos que pertence à mesma família, escapando duas vezes somente de seu poder ao longo da história. Está totalmente mobiliado, sobretudo com móveis e ao gosto do século XIX. O jardim é bonito, há um canil com muitos cachorros de caça, tem uma horta bonita.


3-    CHATEAU ROYAL DE BLOIS, (www.chateaudeblois.fr/) localizado dentro da cidade, a marca de diversas épocas arquitetônicas é evidente na sua fachada e nos aposentos: da idade média à arquitetura clássica, vemos desfilar os mais variados estilos num simples olhar : gótico, gótico flamenco, renascimento e clássico.

4-    CHAUMONT SUR LOIRE (www.domaine-chaumont.fr/). Um castelo excepcional, maravilhoso, encantador, ainda decorado ao gosto do século XIX, riqueza e esplendor. Há uma arquitetura defensiva gótica (ele está localizado no topo de uma colina com vista para o rio, mas o gosto da renascença é o que predomina em sua arquitetura. Famoso por sua intensa atividade intelectual nos séculos XVIII e XIX, hoje é o festival internacional dos jardins que dita a visita, do fim de abril a começo de novembro.





5-    BEAUREGARD, é um castelo que antigamente servia como descanso no período de caça para o rei François I. É um sub-castelo associado à Chambord. Não é uma visita especial em si, o que há de interessante é a galeria de retratos das pessoas importantes no século XVI. O jardim bacaninha, mas sem mais.








6-    FOUGÈRES SUR BIEVRE (fougeres-sur-bievre.monuments-nationaux.fr) : Um castelo fortificado do século XV, pode-se visitar em apenas 20 minutos. Nada de excepcional, bela arquitetura defensiva.







AMBOISE bela cidade à beira-rio, com dois castelos importantes:

7-    CHATEAU ROYAL (www.chateaudeblois.fr/): Uma arquitetura que percorre da Idade Média ao século XVII, um castelo no meio da cidade, um local icônico. Residência de 7 reis e 10 rainhas da França e com 30 mil obras expostas!

8-    LE CLOS LUCÉE, onde Leonardo da Vinci ficou hospedado quando se mudou, já velho, para a França à convite de François I. Trouxe consigo a obra prima do Louvre, a Joconda! Pode-se ver os quartos do castelo e muitas de suas engenhocas reconstruídas por empresas. O jardim é também um convite à imaginação e contém obras interativas de da Vinci. É no jardim também onde jaz seu corpo. Visita apaixonante.

9-    MONTPOUPON, um castelo fortaleza do século XV, habitado pela mesma família desde o século XIX. Uma vasta coleção  sobre cavalos e caça. Quartos e locais, como a cozinha, bem conservados e interessantes.

TOURS, cidade interessante, coração do Renascimento, seus segredos estão próximos:


10-A jóia dos jardins mais magníficos VILLANDRY (www.chateauvillandry.fr/) . Não deixem de ir: é um castelo privado, vemos fotos da família!!! E Um jardim EXCEPCIONAL, com diferentes composições e plantas variando ao longo do ano. Imperdível.



















11-CHENONCEAU, um castelo construído às margens do rio CHER e que ao longo dos anos se transformou: hoje vemos o castelo construído sobre o rio. Conhecido como o castelo das mulheres, pois foi feito para várias nobres, é um museu precioso, cheio de histórias, com bela decoração, com flores a decorar de maneira única todas as peças, com uma horta maravilhosa, de onde saem as flores, floresta linda, um passeio de tirar o fôlego e alegrar a vista!






12-AZAY-LE-RIDEAU, belíssimo castelo por fora e por dentro, bem cuidado em sua velha arquitetura,  uma jóia do Renascimento que ilustra a potência econômica dos ministros das finanças de François I e traz inovações arquitetônicas da Itália. Os apartamentos estão mobiliados com objetos dos últimos proprietários, datando do século XIX, mas também com artigos mais antigos das coleções nacionais.





13-USSÉ, (www.chateaudusse.fr)dizem que foi nesse castelo que Charles Perrault escreveu A bela adormecida. Pertencente ao sétimo duque de Blacas (que pelo que vi tem 2 ferraris a ornar a entrada), é um castelo privado que sobrevive pelas visitas do público. Há uma torre toda dedicada à história da Bela adormecida, uma viagem aos contos de fadas (eu sei, foi estupro). O castelo é muito bonito e imponente, a visita do seu jardim muito agradável, é um que vale a pena ir.

14- SAUMUR (http://www.chateau-saumur.com) No meio da cidade, no topo do monte, com vista para o rio. Lindo castelo fortaleza dos duques de Anjou. Vale a pena a visita, que é rápida.


15- BREZE (http://www.chateaudebreze.com) Um curioso castelo: por cima temos a construção imponente, mas os subterrâneos também guardam seus segredos: uma cidade troglodita. Cercado por viticultores, uma região linda de se apreciar. A visita é um pouco mais longa, pois há muito o que visitar e imaginar nesse local.

16-BRISSAC, (http://www.chateau-brissac.fr/2006/francais3.htm) um castelo particular com visitas guiadas, então observar as horas! Um parque grande e bonito, de visita livre, mas paga.

 Um pouco fora do circuito:

17-MEUNG SUR LOIRE (se estiver vindo de Paris em direção à Chambord, vale a pena parar - http://www.chateau-de-meung.com/fr/): um castelo medieval, na entrada há até mesmo um capacete e uma luva de guerreiros para colocar!! Belo passeio, rápido, mas interessante.


18-VALENÇAY, (www.chateau-valencay.fr/) castelo de arquitetura renascentista que pertenceu a um personagem marcante da história da França, TALLEYRAND, ministro das relações exteriores de Bonaparte. A visita com áudio guia permite conhecer o segredo e o dia a dia desse personagem tão interessante. É onde o mais conhecido e histórico chef da França, Marie-Antoine Carême, « chef de bouche », vinha cozinhar um bom periodo a mando de Talleyrand, que possuia também uma bela coleção de vinhos que se pod ever até hoje. Um castelo que merece a saída da rota para visitor. A sugestão é depois seguir em direção a Orléans e visitar:


19- LA FERTÉ SAINT AUBIN (www.chateau-ferte-st-aubin.com) bem decorado e visita agradável.


20-E depois parar em Orleans e visitar o belo HOTEL GROSLOT, ao lado da catedral. Orléans é uma cidade que merece ser visitada. Bela arquitetura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

12 Castelos perto de Paris (para ir de transporte público)

A melhor técnica da coleção de Tavares