Roteiro para visitar os Castelos do vale da LOIRE


La vallée de la Loire, ou o vale do rio Loire, é uma região localizada há 2 horas de carro de Paris. São 72 monumentos históricos classificados pela UNESCO no patrimônio mundial, além de muitos outros castelos que não constam da lista e merecem a pena serem visitados.

É a minha região favorita da França : bons vinhos (região de Touraine sobretudo), boa comida (muitos restaurantes gastronômicos com menus regionais com preços acessíveis) e belas paisagens.

Podemos localizar ao longo do rio  6 grandes cidades que podem determinar o ritmo e as escolhas da viagem. Vou propor trajetos e visitas de acordo com minha experiência.

BLOIS, entre Tours e Orléans, tem pelo menos 4 castelos que devem ser visitados:

1 - CHAMBORD (http://www.chambord.org) , o suprassumo do renascimento, construído por François I,  um  dos castelos mais visitados. É de uma imponência e arquitetura ímpares, o interior não é tão atraente, pois o exterior é deslumbrante. A visita vale a pena. Os jardins e a floresta não são dos mais bonitos, mas sem dúvida, se tiverem tempo, passear é uma boa opção! Ele foi concebido como um local de caça (até hoje o pessoal vai assassinar javalis e veados por lá), mas com medidas desmedidas! 156m de largura, 77 escadas, 282 chaminés, 426 quartos. O rei só ficou nesse castelo 72 dias nos seus 32 anos de reinado! Ele nem vê o castelo totalmente pronto, cabe a seu filho, Henri II, e à Luís XIV o trabalho final que conhecemos hoje.




2  2 - CHEVERNY, há apenas 10 min de Chambord, conhecido como o castelo do Tim Tim, pois um dos episódios ocorreu por lá. Muito boa a visita, pois o castelo é menor e mais intimista. Foi um dos primeiros castelos privados a abrir para o grande público em 1922.  Há 6 séculos que pertence à mesma família, escapando duas vezes somente de seu poder ao longo da história. Está totalmente mobiliado, sobretudo com móveis e ao gosto do século XIX. O jardim é bonito, há um canil com muitos cachorros de caça, tem uma horta bonita.


3-    CHATEAU ROYAL DE BLOIS, (www.chateaudeblois.fr/) localizado dentro da cidade, a marca de diversas épocas arquitetônicas é evidente na sua fachada e nos aposentos: da idade média à arquitetura clássica, vemos desfilar os mais variados estilos num simples olhar : gótico, gótico flamenco, renascimento e clássico.

4-    CHAUMONT SUR LOIRE (www.domaine-chaumont.fr/). Um castelo excepcional, maravilhoso, encantador, ainda decorado ao gosto do século XIX, riqueza e esplendor. Há uma arquitetura defensiva gótica (ele está localizado no topo de uma colina com vista para o rio, mas o gosto da renascença é o que predomina em sua arquitetura. Famoso por sua intensa atividade intelectual nos séculos XVIII e XIX, hoje é o festival internacional dos jardins que dita a visita, do fim de abril a começo de novembro.





5-    BEAUREGARD, é um castelo que antigamente servia como descanso no período de caça para o rei François I. É um sub-castelo associado à Chambord. Não é uma visita especial em si, o que há de interessante é a galeria de retratos das pessoas importantes no século XVI. O jardim bacaninha, mas sem mais.








6-    FOUGÈRES SUR BIEVRE (fougeres-sur-bievre.monuments-nationaux.fr) : Um castelo fortificado do século XV, pode-se visitar em apenas 20 minutos. Nada de excepcional, bela arquitetura defensiva.







AMBOISE bela cidade à beira-rio, com dois castelos importantes:

7-    CHATEAU ROYAL (www.chateaudeblois.fr/): Uma arquitetura que percorre da Idade Média ao século XVII, um castelo no meio da cidade, um local icônico. Residência de 7 reis e 10 rainhas da França e com 30 mil obras expostas!

8-    LE CLOS LUCÉE, onde Leonardo da Vinci ficou hospedado quando se mudou, já velho, para a França à convite de François I. Trouxe consigo a obra prima do Louvre, a Joconda! Pode-se ver os quartos do castelo e muitas de suas engenhocas reconstruídas por empresas. O jardim é também um convite à imaginação e contém obras interativas de da Vinci. É no jardim também onde jaz seu corpo. Visita apaixonante.

9-    MONTPOUPON, um castelo fortaleza do século XV, habitado pela mesma família desde o século XIX. Uma vasta coleção  sobre cavalos e caça. Quartos e locais, como a cozinha, bem conservados e interessantes.

TOURS, cidade interessante, coração do Renascimento, seus segredos estão próximos:


10-A jóia dos jardins mais magníficos VILLANDRY (www.chateauvillandry.fr/) . Não deixem de ir: é um castelo privado, vemos fotos da família!!! E Um jardim EXCEPCIONAL, com diferentes composições e plantas variando ao longo do ano. Imperdível.



















11-CHENONCEAU, um castelo construído às margens do rio CHER e que ao longo dos anos se transformou: hoje vemos o castelo construído sobre o rio. Conhecido como o castelo das mulheres, pois foi feito para várias nobres, é um museu precioso, cheio de histórias, com bela decoração, com flores a decorar de maneira única todas as peças, com uma horta maravilhosa, de onde saem as flores, floresta linda, um passeio de tirar o fôlego e alegrar a vista!






12-AZAY-LE-RIDEAU, belíssimo castelo por fora e por dentro, bem cuidado em sua velha arquitetura,  uma jóia do Renascimento que ilustra a potência econômica dos ministros das finanças de François I e traz inovações arquitetônicas da Itália. Os apartamentos estão mobiliados com objetos dos últimos proprietários, datando do século XIX, mas também com artigos mais antigos das coleções nacionais.





13-USSÉ, (www.chateaudusse.fr)dizem que foi nesse castelo que Charles Perrault escreveu A bela adormecida. Pertencente ao sétimo duque de Blacas (que pelo que vi tem 2 ferraris a ornar a entrada), é um castelo privado que sobrevive pelas visitas do público. Há uma torre toda dedicada à história da Bela adormecida, uma viagem aos contos de fadas (eu sei, foi estupro). O castelo é muito bonito e imponente, a visita do seu jardim muito agradável, é um que vale a pena ir.

14- SAUMUR (http://www.chateau-saumur.com) No meio da cidade, no topo do monte, com vista para o rio. Lindo castelo fortaleza dos duques de Anjou. Vale a pena a visita, que é rápida.


15- BREZE (http://www.chateaudebreze.com) Um curioso castelo: por cima temos a construção imponente, mas os subterrâneos também guardam seus segredos: uma cidade troglodita. Cercado por viticultores, uma região linda de se apreciar. A visita é um pouco mais longa, pois há muito o que visitar e imaginar nesse local.

16-BRISSAC, (http://www.chateau-brissac.fr/2006/francais3.htm) um castelo particular com visitas guiadas, então observar as horas! Um parque grande e bonito, de visita livre, mas paga.

 Um pouco fora do circuito:

17-MEUNG SUR LOIRE (se estiver vindo de Paris em direção à Chambord, vale a pena parar - http://www.chateau-de-meung.com/fr/): um castelo medieval, na entrada há até mesmo um capacete e uma luva de guerreiros para colocar!! Belo passeio, rápido, mas interessante.


18-VALENÇAY, (www.chateau-valencay.fr/) castelo de arquitetura renascentista que pertenceu a um personagem marcante da história da França, TALLEYRAND, ministro das relações exteriores de Bonaparte. A visita com áudio guia permite conhecer o segredo e o dia a dia desse personagem tão interessante. É onde o mais conhecido e histórico chef da França, Marie-Antoine Carême, « chef de bouche », vinha cozinhar um bom periodo a mando de Talleyrand, que possuia também uma bela coleção de vinhos que se pod ever até hoje. Um castelo que merece a saída da rota para visitor. A sugestão é depois seguir em direção a Orléans e visitar:


19- LA FERTÉ SAINT AUBIN (www.chateau-ferte-st-aubin.com) bem decorado e visita agradável.


20-E depois parar em Orleans e visitar o belo HOTEL GROSLOT, ao lado da catedral. Orléans é uma cidade que merece ser visitada. Bela arquitetura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

12 Castelos perto de Paris (para ir de transporte público)

Os museus de arte africana da França parte 1

O velho caso do ministro que desde 2006 entalou na grana