As belezas da Polônia: Wroclaw

Imaginem uma cidade cheia de pontes e ilhas com gnomos escondidos e casinhas coloridas. Amou?
Essa é Vratslav (como se lê Wroclaw!).

Pode-se ver a cidade por fora, pela sua bela arquitetura e pode-se visitar seus lindos monumentos. Há o passeio peloo rio para ver a cidade da perspectiva da água.

Wroclaw foi construída no século X e de tão linda passou pelas mãos da Boêmia, Áustria, Prússia e Alemanha. O centro antigo da cidade é uma "colcha de retalhos" vindos dessa influência.
Alemanha tirou Wroclaw das frentes de batalha durante a Segunda Guerra. A cidade foi evacuada e transformada numa fortaleza com uma grande indústria bélica.
Infelizmente as tropas russas avançaram em 1945 e dominaram a cidade que foi praticamente destruída pelo Exército Vermelho. 

Hoje ela é considerada uma das mais belas da Polônia. E eu concordo. Então, o que visitar? 
Praça do Mercado - o coração da Cidade Antiga. Foi construída no século XIII e é uma das maiores praças medievais da Europa. Vale lembrar que a praça foi refeita quase do zero na década de 50, depois de ter sido destruída pelos russos. A reconstituição foi tão cuidadosa que até o antigo Pelourinho de pedra usado do século XV ao século XVIII para castigar quem estivesse fora das regras, foi reproduzido.

Ilha de Areia e Ilha da Catedral - Wroclaw foi construída sobre doze ilhotas, às margens do rio Odra. Tem mais de 100 pontes. Por isso, recebe o apelido de "Veneza da Polônia" competindo com outros destinos que também entram nessa categoria. E, isso realmente a torna muito atrativa e um pouco diferente das demais cidades polonesas.

Bairro dos Judeus - A comunidade judaica de Wroclaw é uma das mais antigas da Polônia. Eles se estabeleceram no século XII quando a cidade era um importante centro de comércio e contribuíram muito com o desenvolvimento da região. Eram bem integrados socialmente e chegaram a formar um grupo de 30 mil pessoas. Foi quando Hitler assumiu o poder e começou o pesadelo. Hoje, a comunidade judaica tem menos de mil pessoas em Wroclaw. O Bairro dos Judeus é florido, animado, cheio de cafés e restaurantes. Do que havia antigamente, pouco restou. Apenas uma sinagoga se salvou da fúria antissemita, a Sinagoga Cegonha Branca. Ela tem uma localização bem discreta num pátio interno. Também há dois cemitérios de judeus. 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

12 Castelos perto de Paris (para ir de transporte público)

Os museus de arte africana da França parte 1

O velho caso do ministro que desde 2006 entalou na grana